O Sam’s Club quer expandir as opções de anúncios de Retail Media em sua plataforma chamada de Sam’s Club Member Access Platform (MAP).
Além das novas ferramentas que a rede de lojas com sistema de associação (que chama de “clubs”) está adicionando, o varejista também está reformulando o MAP como uma Rede de Experiência de Varejo” (Retail Experience Network).
A proprietária do Sam’s Club, a Walmart, ocupa o 2º lugar no ranking Top 2000, um banco de dados da Digital Commerce 360 que classifica os varejistas online da América do Norte com base nas vendas pela web. A Walmart aparece nessa lista na categoria de “Comércio em Massa” (Mass Merchant).
Foco do Sam’s Club em experiências na mídia de varejo
Nas suas novas ofertas de mídia de varejo, o Sam’s Club está criando campanhas com base nas chamadas “Experiências Omnichannel” (Omni Experiences), que incluem atividades do mundo real ocorrendo “dentro e ao redor das ativações de mídia nos clubs”. Exemplos são eventos como churrascos antes de jogos (tailgating), volta às aulas, entre outros, inserindo marcas em contextos omnichannel.
“Essa evolução aproxima as marcas dos membros em todas as etapas da jornada de compra — seja navegando online, comprando nas lojas ou interagindo entre canais,” escreveu Harvey Ma, vice-presidente e gerente geral da Sam’s Club Member Access Platform, em um post de blog publicado em 29 de abril. “É uma experiência omnichannel, perfeitamente conectada, projetada para gerar reconhecimento, fortalecer a lealdade e aumentar as conversões.”
Ma compartilhou que uma campanha baseada em Omni Experience foi responsável por um “aumento de 9,6% nas vendas e atraiu, em média, 40% de novos compradores.”
Planos do MAP do Sam’s Club para 2025
Além disso, Ma observou que o Sam’s Club planeja lançar mais formatos em 2025. Entre eles estão conteúdos liderados por influenciadores e criadores de conteúdo, incorporando marketing de influência com os dados primários (first-party data) do MAP, para veicular anúncios tanto online quanto nas lojas.
O Sam’s Club também está testando inteligência artificial generativa para melhorar a descoberta de produtos e oferecer mais inspiração aos seus membros.
Ma listou diversas ferramentas que utilizam os dados do MAP em benefício dos anunciantes, incluindo:
- Brand Lift: fornece visibilidade sobre as campanhas e permite otimização conforme critérios específicos.
- Customer Lifetime Value (CLTV): ajuda os anunciantes a avaliarem o retorno sobre o investimento ao atingir consumidores.
- Atribuição Multicanal (MTA): rastreia os pontos de contato do consumidor em vários canais.
- Modelagem de Propensão com Fidelidade de Sinal: usa IA e aprendizado de máquina para identificar membros com maior probabilidade de interagir com um anunciante específico.
Ao detalhar essas atualizações, Ma também ofereceu uma visão sobre o papel do MAP no modelo de negócios do Sam’s Club. Essa abordagem permite redirecionar a receita para as experiências que estão sendo desenvolvidas.
“Para nós, retail media não é apenas uma fonte de receita; é uma forma de enriquecer a experiência do associado e apoiar o crescimento das marcas ao lado do Sam’s Club”, disse Ma. “O mais importante é que toda a receita gerada com publicidade é reinvestida diretamente nas operações do Sam’s Club — financiando salários de funcionários, reformas nas lojas, novas oportunidades de crescimento e muito mais.”
Artigo escrito por Brian Warmoth e reproduzido do sute Digital Commerce 360.
Imagem: Divulgação