1. Conversão e Taxa de Conversão
A conversão acompanha o número de usuários que realizam ações desejadas. No Retail Media, se o cliente realizar a compra de um produto anunciado, isso se caracteriza como uma conversão e pode ser medido tanto por volume, como também pela Taxa de Conversão, aplicando a seguinte fórmula: Taxa de Conversão: (Número de Conversões / Número total de cliques no anúncio) x 100 Por exemplo, se um site recebeu 1.000 visitas em um mês e teve 20 conversões (compras), a taxa de conversão seria: Taxa de Conversão: (20/ 1000) x 100 = 2%
2. Taxa de Cliques (CTR)
O CTR (Clique Through Rate) representa a porcentagem de pessoas que clicaram em um anúncio em relação ao número total de pessoas que viram o anúncio. Uma CTR alta indica um bom envolvimento com a campanha. Segue a fórmula: CTR: (Total de cliques / Total de Impressões) x 100
3. Custo por Mil Impressões (CPM)
Para calcular o CPM, deve se dividir o custo total da campanha pelo número de impressões multiplicado por mil. CPM: (Custo total da campanha / Número de impressões) x 1000
4. Orçamento
O orçamento corresponde ao valor disponibilizado pelo anunciante que será utilizado para a contratação das campanhas de Retail Media. Em geral, é considerado um valor máximo diário, de forma a garantir uma previsibilidade de duração deste orçamento, permitindo inclusive o trabalho de ganho de eficiência com o tempo.
5. Lifetime Value (LTV)
O Lifetime Value (LTV), ou Valor Vitalício do Cliente, é uma métrica que representa o valor total que um cliente médio gera para uma empresa ao longo de seu relacionamento como cliente. Essa métrica é crucial para avaliar o impacto financeiro dos clientes ao longo do tempo e orientar as estratégias de marketing e retenção. Dentro do contexto de Retail Media, podemos pensar nos clientes que a campanha captura e que se tornam recorrentes ao longo do tempo. A fórmula para cálculo é: LTV: Receita Média por Cliente x Média de Tempo de Vida do Cliente