Os indicadores mais importantes para medir a performance de uma ação de Retail Media

1. Conversão e Taxa de Conversão  

A conversão acompanha o número de usuários que realizam ações desejadas.   No Retail Media, se o cliente realizar a compra de um produto anunciado, isso se caracteriza como uma conversão e pode ser medido tanto por volume, como também pela Taxa de Conversão, aplicando a seguinte fórmula:  Taxa de Conversão: (Número de Conversões / Número total de cliques no anúncio) x 100  Por exemplo, se um site recebeu 1.000 visitas em um mês e teve 20 conversões (compras), a taxa de conversão seria:  Taxa de Conversão: (20/ 1000) x 100 = 2%   

2. Taxa de Cliques (CTR)  

O CTR (Clique Through Rate) representa a porcentagem de pessoas que clicaram em um anúncio em relação ao número total de pessoas que viram o anúncio. Uma CTR alta indica um bom envolvimento com a campanha. Segue a fórmula:  CTR: (Total de cliques / Total de Impressões) x 100   

3. Custo por Mil Impressões (CPM) 

Para calcular o CPM, deve se dividir o custo total da campanha pelo número de impressões multiplicado por mil.   CPM: (Custo total da campanha / Número de impressões) x 1000   

4. Orçamento  

O orçamento corresponde ao valor disponibilizado pelo anunciante que será utilizado para a contratação das campanhas de Retail Media.   Em geral, é considerado um valor máximo diário, de forma a garantir uma previsibilidade de duração deste orçamento, permitindo inclusive o trabalho de ganho de eficiência com o tempo.   

5. Lifetime Value (LTV)   

O Lifetime Value (LTV), ou Valor Vitalício do Cliente, é uma métrica que representa o valor total que um cliente médio gera para uma empresa ao longo de seu relacionamento como cliente.  Essa métrica é crucial para avaliar o impacto financeiro dos clientes ao longo do tempo e orientar as estratégias de marketing e retenção. Dentro do contexto de Retail Media, podemos pensar nos clientes que a campanha captura e que se tornam recorrentes ao longo do tempo. A fórmula para cálculo é:   LTV: Receita Média por Cliente x Média de Tempo de Vida do Cliente